Felipe Kaizer

Business/Entrepreneurship



Felipe Kaizer é designer e pesquisador. Graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio 2006), pós-graduado pelo Centro Universitário Maria Antonia da Universidade de São Paulo (CEUMA/USP 2013) e doutor em design pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ 2019). Sua tese defendida em 2019 intitula-se “O drama do projeto: uma teoria racional do design” e representa um ponto de maturação de suas reflexões em torno da teoria política de Hannah Arendt no campo geral do projeto. Entre 2005 e 2009, trabalhou em escritórios de design no Rio de Janeiro, entre eles Tecnopop e Jair de Souza. Em 2009, participou da criação do departamento de design e comunicação da Fundação Bienal de São Paulo sob a direção de André Stolarski, onde permaneceu até 2015.


Em 2017, integrou brevemente a equipe de comunicação do Instituto Moreira Salles em São Paulo, durante os meses imediatamente anteriores e posteriores à inauguração do edifício na Avenida Paulista. Tem trabalhos premiados e expostos pela ADG Brasil e pela IDSA/IDEA. Atualmente ministra cursos livres sobre história da arquitetura e do design no Brasil, com a curadora Priscyla Gomes, e do design gráfico. A trajetória de Felipe Kaizer combina pesquisa teórica e experiência prática. Por um lado, suas intuições sobre a dimensão plural e política do processo de projeto encontraram respaldo na sua atuação em projetos de grande complexidade. Por outro lado, situações únicas de projeto retroalimentaram seu processo de reflexão. Felipe encontra-se atualmente no “campo minado” entre arte, design e ciência.


Mentoria


Art & Culture, Arquitecture and Design, Business/Entrepreneurship

Escrita crítica e teórica (arte, design e planejamento); Pesquisa histórica (arte, design e planejamento); Projeto de design; Projeto editorial; Design, Gestão e Empreendedorismo (Aproximações)


Quer se conectar com esse mentor?

Preencha nosso cadastro rápido e entenda como.